quarta-feira, 4 de junho de 2008

COMO ORGANIZAR UMA FESTA JUNINA


Que tal fazer um grande arraial na sua escola? Para facilitar seu trabalho, fizemos um guia para que sua festa seja um sucesso.

O planejamento é simples. Deve começar 1 mês antes do início das festas e seguir um roteiro de etapas, com os passos que indicamos a seguir.
TEMA
Exemplo de barraca dentro do tema "reciclagem". Para dar início à organização de uma Festa Junina é preciso definir um tema. É ele que deve nortear todo o evento. É importante que o tema seja renovado a cada ano, assim o interesse e a expectativa dos visitantes aumenta a cada nova festa. Veja alguns exemplos:
* Use aspectos da cultura popular das diferentes regiões brasileiras para garantir o conhecimento de nossas tradições;
* Envolva algum acontecimento mundial ou nacional, como as Olimpíadas;
* Destaque projetos desenvolvidos em sua escola, como a reciclagem.
LOCAL, DATA E HORÁRIO
Decida com os organizadores se a festa será na própria escola e quais os ambientes utilizados. Se for alugar um espaço, atenção aos itens:
* Valor do aluguel
* Necessidade de uma área coberta
* Banheiros
* Segurança
* Localização (de preferência próximo à escola)
Atente-se para que a data não coincida com festas de outras escolas da região. Para seguir a tradição, o arraial pode ser próximo aos dias dos santos homenageados: 13 de junho (Santo Antônio), 24 de junho (São João) e 29 de junho (São Pedro).
É recomendável adequar o horário à faixa etária dos participantes. Por exemplo: para crianças pequenas, festas entre 11h e 17h; adolescentes e adultos, das 15h às 21h.
CONVITE
O valor do convite pode ser uma forma de adquirir recursos para o evento.
* Identifique-os para que seja possível promover sorteios de prendas durante a festa. É uma maneira interessante de conquistar os convidados!
* Estipule critérios como: alunos, crianças de até seis anos e maiores de 65 anos não pagam ingresso.
* Inclua no convite as informações gerais: local, horário e data. As crianças poderão ajudar na confecção.
DECORAÇÃO DO LOCAL
O espaço deve ser bem decorado. Coloque muitas bandeirinhas e cartazes com a história dos santos da Festa Junina. Não se esqueça que sua decoração tem um tema norteador! Outra dica é distribuir pelo local algumas faixas de identificação para orientar os convidados:
* Um cartaz grande sobre o portão de entrada com o nome da festa;
* No topo das barracas deve haver a identificação do que há em cada uma delas;
* Cartazes espalhados por todo o local trazem os preços de brincadeiras e alimentos;
* Placas devem indicar onde ficam banheiros, caixas ,etc;
FICHAS PARA AS BARRACAS
Para que as equipes das barracas não manipulem dinheiro, a melhor opção é a venda de fichas. Por toda a festa devem ser espalhados os caixas que vendem tais fichas. Veja dicas importantes:
* Faça o cálculo dos custos antes de fixar o valor das fichas. O valor deverá cobrir as despesas;
* Envie circulares com a tabela de preços aos pais, para que possam programar seus gastos na festa;
* Ofereça a venda antecipada de fichas aos pais;
* Venda as fichas em "pacotes" de R$5,00 (com 5 fichas de R$1,00) e "pacotes" de R$10,00 (com 5 fichas de R$2,00);
* Mantenha nos caixas calculadora e bastante troco para evitar filas.
* Cada barraca de alimento ou jogos deve ter uma caixa lacrada, tipo "cofrinho", para receber as fichas dos convidados. Assim será possível, ao final da festa, conferir o movimento de cada barraca.
COLABORADORES
Identifique os colaboradores com um crachá. É interessante identificar todos os colaboradores que trabalham no evento. Basta um simples lenço, chapéu, camiseta comemorativa ao evento ou o uniforme da escola. O uso do crachá é indispensável. Outros cuidados com a equipe:
* Realize reuniões para esclarecer a função de cada um durante o evento;
* Monte um esquema de revezamento, possibilitando momentos de descanso da equipe;
* Ofereça um vale refeição aos colaboradores.
SOM
Um bom sistema de som garante uma excelente qualidade do evento. Providencie com antecedência tanto o som quanto as músicas das danças dos alunos. Para dar charme à festa, seguem algumas dicas:
* Se tiver recursos, contrate um DJ ou animador para cuidar das músicas e dar informações gerais durante o evento;
* Chame um bom sanfoneiro ou um trio de forró para algumas apresentações – isso dá um toque regional à festa;
* Para as quadrilhas recomendamos as cantigas e forrós tradicionais, criados por Luiz Gonzaga, Mário Zan e Lamartine Babo, por exemplo;
* Nos momentos sem quadrilhas, a festa fica animada com forrós, músicas caipiras e clássicos sertanejos;
* Lembre-se de providenciar um CD com cópias de todas as músicas das quadrilhas dos alunos, para o caso de uma das salas ter problemas com o CD original.
BARRACAS - ESTRUTURA
Pense sempre em algo prático, seguro e confortável:
* Uma boa solução é utilizar as próprias carteiras da escola no caso de não haver madeiras e bambus disponíveis;
* A decoração da barraca poderá ser feita de várias maneiras, com diferentes materiais;
* Pode-se realizar um concurso da barraca melhor decorada entre os colaboradores;
* Convide os pais e a comunidade para a montagem das barracas.

BARRACAS DE BRINCADEIRAS
Aqui o critério é ganhar sempre, por isso as prendas são importantes!
* Compre prendas atrativas ou de baixo custo ou, se possível, faça uma arrecadação de doações dentro da comunidade. Veja algumas sugestões:
o - Material escolar: cadernos, lápis de cor, canetinhas, lapiseiras, massa de modelar.
o - Brinquedos: bolas de diversos tamanhos, pelúcias, pequenos carrinhos e bonecas.
o - Utilidades domésticas: jogos de copos, pratos para bolo, conchas, espremedores,etc.
o - Artesanato: caixas, porta-retratos e produtos feitos pelos artesãos da região.
o - Delícias: bombons, trufas, tortas e bolos inteiros, feitos pelas quituteiras locais.
* Faça uma classificação prévia das prendas disponíveis. Utilize 3 níveis de acordo com o valor ou interesse (1, 2 ou 3);
* Monte saquinhos com o número bem visível do lado de fora;
* Ao fundo da barraca deixe exposta toda a variedade de prendas para motivar os participantes;
* Após jogar, o participante ganha um saquinho como recompensa pelo seu desempenho;
* Selecione prendas de interesse da faixa etária que está participando;
* De acordo com o número de colaboradores, distribua-os de forma a manter sempre duas pessoas em cada barraca, principalmente nas barracas da pescaria, onde o movimento é maior.
Sugestões de barracas
Veja sugestões de barracas que não podem faltar:
- Pescaria
- Latas
- Boca do palhaço
- Argolas
- Árvore surpresa
- Bingo
Sugestões de jogos Juninos
Além das barracas, várias brincadeiras típicas Juninas podem ser realizadas no mesmo espaço onde ocorrem as danças. Elas podem ser disputas entre turmas da escola ou organizadas no momento, com a participação dos pais e de outros convidados.
BOCA DO PALHAÇO
Materiais necessários

* Bexigas, bandeirinhas coloridas e tecidos de chita para decoração;
* Tripé de madeira para apoiar o desenho do palhaço de boca aberta;
* Bolas de meia;
* Cartaz com nome da barraca;
* Caixa de sapatos para guardar as fichas.
Barraca Boca de Palhaço:
Descrição
O participante, após entregar a ficha, recebe 5 bolinhas de meia para arremessar dentro da boca do palhaço, uma a uma.
Regras
* Se acertar 5 bolas ganha uma prenda nível 3;
* Se acertar 3 ou 4 bolas ganha uma prenda nível 2;
* Se acertar 1 ou 2 bolas ganha uma prenda nível 1;
* Quem não acertar nenhuma bola ganha um prêmio de consolação.
Barraca das ARGOLAS
Materiais necessários
* Bandeirinhas coloridas e tecidos de chita para decorar a barraca;
* 6 garrafas PET transparentes de 2 litros;
* Argolas;
* Nanquim colorido;
* Cartaz com nome da barraca;
* Caixa de sapatos para guardar as fichas.
Descrição
O participante, após entregar a ficha, recebe 6 argolas para arremessar nas garrafas, uma a uma. As garrafas deverão estar dispostas no chão, distantes umas das outras, formando um triângulo
Regras
* Se acertar 5 ou 6 garrafas ganha uma prenda nível 3;
* Se acertar 3 ou 4 garrafas ganha uma prenda nível 2;
* Se acertar 1 ou 2 garrafas ganha uma prenda nível 1;
* Quem não acertar nenhuma garrafa ganha um prêmio de consolação.

ÁRVORE SURPRESA
Materiais necessários
* Bandeirinhas coloridas, tecidos de chita, papel crepom verde e marrom para decorar a barraca;
* Bexigas e, se possível, uma bomba para enchê-las;
* Árvore confeccionada de papelão (use diferentes papéis e tecidos para decorá-la);
* Varas com um arame na ponta para que a criança fure a bexiga;
* Cartaz com nome da barraca;
* Caixas de papelão para guardar as bexigas;
* Pistola de cola quente;
* Ganchinhos para pendurar as bexigas;
* Caixa de sapatos para guardar as fichas.
Descrição
Após confeccionar a árvore de papelão, coloque dentro de cada bexiga um número (1, 2 ou 3). Encha as bexigas e pendure-as na árvore.
Regras
O participante, após entregar a ficha, recebe uma vara e deve furar uma das bexigas. Ao furá-la, sabe a prenda de acordo com número que estava dentro dela.
Dica: Encha as bexigas com antecedência e guarde-as em uma caixa de acordo com os números. Durante a festa você somente terá que repor as bexigas furadas.
DANÇAS
As danças não podem faltar num arraial! Cada professora escolhe uma música e cria uma coreografia para sua turma, que deve ensaiar na quinzena que antecede a festa. A dança fica muito mais animada quando há o entrosamento dos alunos. Para isso, siga essas orientações:
* Determine uma duração máxima de 10 minutos para cada dança;
* Varie os ritmos e use cantigas e danças. Além das músicas tradicionais como o forró e sertanejo, utilize também o fandango, a chula ou o boi-bumbá;
* Demarque o espaço da dança para que ninguém atrapalhe os dançarinos durante a apresentação;
* Comece com turmas que já se apresentaram em anos anteriores. Isso diminui a ansiedade de quem nunca dançou;
* Dê um intervalo cerca de uma hora entre as danças para que todos possam assistir e visitar as barracas;
* Faça uma mistura das faixas etárias e evite que as crianças pequenas dancem muito tarde;
* Lembre-se: nenhum aluno pode ser obrigado a participar!
TRAJES
Os trajes também são um elemento imprescindível em uma Festa Junina. Caso opte por desenvolver danças regionais, faça uma pesquisa do traje típico da região representada, pois em cada região do país há particularidades em relação às roupas usadas nestas festas.
Veja alguns exemplos a seguir:
Traje masculino
* Calça jeans ou de sarja;
* Camisa xadrez;
* Tênis ou bota;
* Chapéu de palha;
* Lenço colorido;
* Retalhos costurados na camisa e na calça;
* Barba e bigode desenhados com lápis de olho.
Traje feminino
* Vestido estampado decorado com rendas e retalhos;
* Sapato ou sandália;
* Lenço, flores ou chapéu;
* Cabelos trançados;
* Batom e blush leves;
* Pintinhas nas bochechas feitas com lápis de olho.
NãO ESQUEÇA
Para que sua festa seja um sucesso, alguns itens também não podem faltar na organização de sua festa. Não esqueça de providenciar:
* Kit primeiros socorros (luvas descartáveis, gaze, algodão, anti-séptico, antitérmico, termômetro, água oxigenada, curativos etc.)
* Material para reparos (fita crepe, martelo, prego, tachinha, cola quente, tesouras, barbantes, canetas, giz de lousa, grampeador, agulha e linha)
* Kit fraldário (trocador, lençol descartável, lixeira e álcool)
* Material para limpeza (luvas, álcool, desinfetante, pano de limpeza, vassoura, rodo, pá de lixo, saco de lixo, papel higiênico, papel toalha, sabonete, detergente, esponja de lavar louça, talheres, etc.)
BARRACAS DE COMIDAS E BEBIDAS
Determinamos o número de barracas de alimentos de acordo o tamanho do local onde é realizada a festa e o número de convidados. A quantidade de alimentos e bebidas também deve levar em conta o período de duração da festa. Veja mais dicas:
* Ofereça ao menos três tipos de barracas: doces, salgados e bebidas.
* Deixe barracas de bebidas espalhadas pela festa para evitar filas;
* Se o evento ocorrer próximo ao período do almoço, aumente as quantidades de alimentos e varie nas opções de cardápio;
* Sirva os alimentos acondicionados em guardanapos e/ou pratinhos descartáveis;
* Bebidas e doces devem ser vendidos em copos e potinhos descartáveis. Atenção especial às bebidas quentes;
* Para gelar as bebidas, não esqueça de colocá-las em tonéis de gelo, ainda antes do início da festa;
* Os alimentos expostos devem ser cobertos com tela;
* Os colaboradores das barracas de alimentos e bebidas devem usar luvas e touca de cabelo descartável;
Salgados
Doces
Bebidas
Canjica
Água
Cachorro-quente
Arroz doce
Refrigerante
Milho verde
Bolo – milho ou fubá ou chocolate
Quentão
Pastel
Vinho quente
Paçoca ou pé-de-moleque ou doce de amendoim
Suco
Pipoca
Doces regionais
Cerveja
Pratos regionais

Sugestão retirada do site: http://www.festajunina.com.br/2008/

3 comentários:

domenica disse...

Excelentes dicas... Parabéns

cyntia disse...

Nossa,amei vou realizar uma festa junina no niver da minha filha e ate agora so estava me batendo.Agora ja me achi .Obrigado pelas dicas

Espírito Santo disse...

ameii...obrigada